NOTÍCIAS

 

A Câmara Municipal de Votuporanga realizou nesta segunda-feira, dia 9, a 44ª sessão ordinária do atual ano legislativo. Entre as matérias aprovadas, os vereadores aprovaram um Decreto de Resolução de autoria da Mesa Diretora da Câmara que institui o projeto Policial Padrão em Votuporanga.
A iniciativa é do vereador Rodrigo Beleza – que criou um anteprojeto enviado ao presidente da Casa de Leis – vereador Mehde Meidão Slaiman Kanso, onde institui no âmbito da Câmara Municipal a honraria Policial Padrão – que tem como objetivo condecorar os policiais civis, militares, técnicos-científicos com uma medalha pelos relevantes serviços prestados durante o ano.

Os critérios técnicos para a concessão das homenagens serão apontados pelos comandos das Polícias Militar (Infantaria, Corpo de Bombeiros, Polícia Ambiental, Rodoviária), Civil e ao Instituto de Criminalística.

Durante a votação do projeto, o plenário da Câmara ficou repleto de policiais civis, militares e agentes da Polícia Científica que acompanharam a votação da matéria e o discurso do vereador autor, Rodrigo Beleza. Estiveram presentes o capitão André Navarrete – comandante da 3ª Companhia da Polícia Militar, a tenente Sarah de Carvalho – comandante da Polícia Ambiental, o perito-chefe da Polícia Científica, Jesimar Zanelato, o delegado Seccional de Polícia, Drº Elízio Ferreira e a prontidão do Corpo de Bombeiros.

Para o vereador-autor da homenagem, “com esse projeto, a Câmara Municipal está valorizando os nossos policiais que dão a sua própria vida para proteger a nossa vida. Um projeto muito relevante que vai condecorar os principais policiais de Votuporanga”, ressaltou Rodrigo.

O projeto:

De acordo com o projeto, fica instituído no âmbito do Poder Legislativo, o Titulo “POLICIAL PADRÃO”, a ser outorgado aos profissionais da Polícia Militar, Polícia Civil, Policia Científica, Corpo de Bombeiros, Polícia Ambiental e da Polícia Rodoviária, que prestarem serviços em Votuporanga, sendo uma indicação por instituição policial.
A entrega oficial dos títulos será realizada, anualmente, na semana do dia 21 de abri (Dia das Polícias), em Sessão Solene do Poder Legislativo Municipal, designada para esta finalidade. A honraria será feita aos profissionais que se destacarem pelos relevantes serviços prestados à coletividade, os quais deverão ser indicados até 30 dias antes da data em que será realizada a solenidade, por suas respectivas instituições. O comando de cada instituição policial será responsável pelo encaminhamento de biografia e histórico de atividades dos policiais que serão homenageados.

Por sua vez, a Câmara Municipal oficiará o comando das instituições envolvidas, com a antecedência necessária, para que sejam promovidas as indicações dos profissionais a serem homenageados.

Para o vereador Rodrigo Beleza, “nos dias de hoje, a presença da polícia gera na população a ideia de segurança e prevenção ou ainda a confiança de que esta irá reprimir a desordem, caso seja necessário, e dar caráter de ordenamento social. Homens e mulheres abnegados constituem estas corporações silenciosas que trabalham, enquanto outros se divertem. Trabalham principalmente por amor à profissão, por dogma, por altruísmo, pois cada ocorrência em que são participes constitui-se em uma trilha diferente dos trilhos estabelecidos nos bancos acadêmicos. Heróis e Heroínas. Assim é que devem ser chamados esses guardiões, que nada mais são do que anjos da guarda da sociedade em que vivem e servem”, ressaltou Rodrigo.

Em sua justificativa, o vereador destacou que o projeto é um justo reconhecimento aos policiais locais por parte desta Casa, que é a mais legítima representante da democracia e o mais puro baluarte onde ecoa os gritos de protestos e de aplausos dos cidadãos.