NOTÍCIAS

 

Um grupo de barbeiros, cabelereiros e demais profissionais da beleza estão se organizando em Votuporanga e pedem a reabertura urgente dos seus estabelecimentos comerciais na cidade. Em razão da pandemia por causa do novo Coronavírus, diversas áreas comerciais estão com suas atividades suspensas para evitar aglomerações de pessoas.

Entre esses profissionais, salões de beleza, esmalteria,manicures, barbearia e outros setores estão com suas atividades suspensas por força de uma liminar do Tribunal de Justiça.

Na tarde desta terça-feira, um grupo de barbeiros se reuniu no gabinete do vereador Hery Kattwinkel para pedir apoio do Legislativo no sentido de que ele interceda junto ao Executivo municipal para propor algum projeto de lei no sentido de reabrir esse setor econômico em Votuporanga.

De acordo com o vereador Hery, os profissionais angariaram apoio com todos os demais da classe e fizeram um abaixo-assinado, em conformidade com o Decreto Federal nº 10344, de 11 de Maio de 2020, que declarou ser atividade essencial “LVI – salões de beleza e barbearias, obedecidas as determinações do Ministério da Saúde”.

Em razão disso, o vereador está viabilizando junto ao Executivo municipal e demais esferas públicas a abertura de todos os salões de beleza, barbearias, cabeleireiros e manicures de Votuporanga, “uma vez que o Decreto Federal está acima dos Decretos Estaduais e Municipais, pedindo urgência na abertura destas atividades em Votuporanga, sendo estas atividades permitida e considerada essencial”, justificou o vereador.

Após o encontro em seu gabinete, o vereador se comprometeu em levar essa reivindicação até as esferas judiciais para que esses profissionais possam retomar suas atividades econômicas. “Esses profissionais estão sofrendo, como muitos outros setores econômicos de nosso país em razão desta pandemia, mas são atividades econômicas previstas neste artigo do Decreto”, destacou Hery.

Um desses profissionais que ajudou a mobilizar a categoria, Rafael Rugenski disse que os barbeiros e demais do setor de beleza estavam trabalhando atendendo a todas as exigências previstas de higienização, como desinfecção dos materiais, uso de máscara facial, álcool em gel, além de agendamento de horários de clientes, evitando assim, a aglomeração de pessoas. “Estamos buscando o apoio do vereador Hery e demais autoridades, precisamos trabalhar, temos nossos compromissos e não podemos parar, é um momento muito conturbado, mas nossos profissionais estão em conformidade com as exigências previstas na questão de higiene e segurança dos clientes e nossa”, destacou Rafael.