A Câmara Municipal de Votuporanga foi instituída em 1º de janeiro de 1948.

O primeiro prédio a abrigar a Câmara foi o Palacete Budim em seu andar superior. Logo após se transferiu para o antigo Paço Municipal, atualmente Concha Acústica, em sua parte superior.

Tão logo, se transferiu para o antigo prédio do primeiro Grupo Escolar na parte da frente do mesmo, onde que é atualmente o Paço Municipal e posteriormente se transferiu para o prédio do antigo Palácio da Justiça, atualmente Cartório Eleitoral.

Foi em 2004 que a Câmara ganhou uma moderna e estruturada sede própria com mais de 1300 m², atualmente localizada na Praça Vereador Viana Filho, nº 3819 – Vila América.

A galeria dos ex-presidentes da Câmara, retrata algumas das personalidades que marcaram as 7 décadas que se passaram desde sua criação em nossa cidade. Neste período, 205 vereadores e 37 presidentes formaram as 17 legislaturas da cidade, responsáveis pela criação de mais de 6 mil leis municipais e mais de 350 leis complementares.

A Câmara possui uma gestão eficiente e um quadro de servidores enxuto, mas, altamente qualificado para receber a população.

Cada vereador possui gabinete próprio para atendimento ao público.

Assumindo uma postura moderna e transparente, a Câmara oferece um painel que informa a presença dos vereadores em seus espaços. No Plenário Doutor Otávio Viscardi, os Vereadores se reúnem nas sessões. O espaço tem capacidade para 300 pessoas, com sala de imprensa e total acessibilidade para deficientes.

É uma das mais modernas câmaras da região.

O plenário também está disponível para grandes eventos comunitários e palestras educacionais.

A Câmara Municipal de Votuporanga é dotada de um Sistema Fotovoltaico de Micro Geração Distribuída de Energia com 202 painéis de captação de energia solar, o qual é pioneiro no estado e permite que a Câmara gere sua própria energia elétrica que é consumida diariamente, demonstrando preocupação com a sustentabilidade local, bem como economia aos cofres públicos.

Já a Escola do Legislativo da Câmara tem como objetivo a capacitação de vereadores, servidores e também realiza eventos de formação para a cidadania, como: “Conhecendo o Parlamento” e os projetos “Parlamento Mirim” e “Parlamento Jovem”. Possui também uma parceria com a Fundação Educacional de Votuporanga para cursos, palestras e eventos.

Atualmente Votuporanga conta com 15 vereadores. É uma Câmara atuante que tem diálogo aberto com a população, sempre visando uma gestão participativa na tomada de suas decisões. A Câmara realiza audiências públicas e também reuniões em seu Plenarinho com diversos segmentos.

Pela Câmara passam grandes discussões que interferem diretamente na vida da população.

Num grande exemplo de democracia e transparência, os votos são abertos onde cada Vereador pode expor sua opinião sobre o tema.

Enfim todo esse trabalho mostra que a população pode contar com a Câmara de Vereadores, a Casa do Povo.

A Câmara Municipal está de portas abertas à população onde que os mesmos podem acompanhar as Sessões da sua casa, ao vivo pela TV Câmara no site da Câmara pelos serviços de streaming na internet e pelo canal de televisão TV Unifev às segundas feiras, sempre às 18h00, ou assistir a reprise das sessões todas as terças-feiras, às 19 horas da noite.