Por iniciativa de Jura, Câmara Concede Voto de Congratulação ao Senac pela “Celebração dos 100 anos da Semana de Arte Moderna”

Por meio do Requerimento N.º 74/2022, apresentada na sessão legislativa desta segunda-feira (6/6), o vereador Jurandir Benedito da Silva, o Jura Silva, e a Câmara Municipal, concederam Voto de Congratulação ao Senac Votuporanga pela realização do evento “Celebração dos 100 anos da Semana de Arte Moderna”.
A comemoração alusiva realizada pelo Senac de Votuporanga, com o objetivo de reconhecer a importância da Semana de Arte Moderna para o Brasil, e ao mesmo tempo, comemorar o Dia Mundial da Liberdade de Imprensa, que é celebrado no dia 3 de maio. “O evento contou um pouco sobre a cultura brasileira, dentro do contexto, envolvendo os funcionários, alunos e a comunidade, oferecendo uma programação diversificada, com danças, músicas e exposições de artes e releituras”, comenta o vereador.
Jura destaca também que o Senac tem como compromisso o desenvolvimento de pessoas, por meio de ações educacionais e culturais que estimulam o exercício da cidadania e a atuação profissional transformadora e empreendedora. “Diante desse contexto, torna-se justo que esta Casa de Leis, formada por legítimos representantes do povo votuporanguense, reconheça o exímio trabalho desenvolvido por essa estimada instituição”.
Jura destaca em seu requerimento que a Semana de Arte Modeerna foi uma manifestação artístico-cultural que ocorreu no Theatro Municipal de São Paulo entre os dias 13 a 18 de fevereiro de 1922, onde reuniu diversas apresentações de dança, música, recital de poesias, exposição de obras (pinturas e esculturas) e palestras. Os artistas envolvidos propunham uma nova visão de arte, a partir de uma estética inovadora inspirada nas vanguardas europeias, juntos, eles buscavam uma renovação social e artística no país, evidenciada na “Semana de 22”.
O evento chocou parte da população e trouxe à tona uma nova visão sobre os processos artísticos, bem como a apresentação de uma arte “mais brasileira”, rompendo com a arte acadêmica, contribuindo para uma mudança estética e para o Movimento Modernista no Brasil. “Considerando que Mário de Andrade foi uma das figuras centrais e principal articulador da Semana de Arte Moderna de 22. Ele esteve ao lado de outros organizadores: o escritor Oswald de Andrade e o artista plástico Di Cavalcanti”