Câmara Municipal aprova projeto de autoria do vereador Valdecir Lio para denominação de avenida João de Oliveira Santos

A Câmara Municipal de Votuporanga votou e aprovou, na sessão ordinária desta terça-feira (06/12), o Projeto de Lei Nº 130/2022, de autoria do vereador Valdecir Lio, que passa a denominar avenida João de Oliveira Santos a atual Avenida Projetada 02, localizada no Loteamento Parque Boa Vista I. A votação foi acompanhada e comemorada por familiares, presentes na sessão legislativa.
JOÃO DE OLIVEIRA SANTOS
Em 24 de setembro de 1913, na cidade de Gameleira no Estado da Bahia, nascia João de Oliveira Santos, filho de João de Oliveira Santos e Tereza Benigna Neponucena. Ainda adolescente migrou-se para a região Noroeste Paulista para trabalhar na lavoura. Muito jovem casou-se pela primeira vez com Maria.
Este matrimônio teve como fruto um filho Celso Aparecido de Oliveira. Ficando viúvo, algum tempo depois, em 1940 casou-se com a jovem Luzia França de Jesus, com a qual teve três filhos biológicos Vanilda de Oliveira Guimarães, Valter de Oliveira Santos e Valdecir de Oliveira Santos e sete filhos adotivos, os quais educou igualmente junto a sua esposa Luzia, na fé e nos princípios éticos e de honestidade. Estes filhos lhes proporcionaram 11 netos, 14 bisnetos e 4 tataranetos.
No ano de 1942 o Senhor João escolheu vir com a família para Votuporanga que ainda engatinhava rumo ao progresso, sempre trabalhando para garantir o sustento da família, juntamente com dois de seus filhos. Em 1962 ingressou na empresa Moro Alto, responsável pela pavimentação asfáltica de Votuporanga, trabalhando na mesma até o ano de 1970.
A frente dos caminhões de pedra e do piche quente seu João se orgulhava em dizer que fez parte da história e do progresso da cidade. Ele também colaborou com obras assistenciais e religiosas como a Santa Casa e a construção da nossa catedral Nossa Senhora Aparecida.
No ano de 1970 senhor João ingressou na concessionária Marabu como vigia noturno, trabalho este que exerceu com muita dignidade e orgulho até depois de se aposentar. Por onde passava senhor João fazia amigos e esse vasto círculo de amizade não lhe abandou quando em 1991 a saúde não mais lhe permitia trabalhar ou sair de casa com frequência. Estes amigos sempre o visitavam para uma conversa, um café ou uma leitura de jornal, uma vez que ele já quase não enxergava. Era católico e frequentava assiduamente a Paróquia Nossa Senhora Aparecida.
O Senhor João era um homem que não dispensava a informação e estava sempre ligado nas ondas das rádios de Votuporanga, fosse para saber sobre política, economia, ou no esporte como um bom corinthiano. Mesmo com problema de saúde fazia questão de ensinar que a vida é um dom de Deus, independente da forma como ela se apresenta. Ele sempre tinha um sorriso, uma prosa ou um conselho. A sabedoria vinda com a idade ele fazia questão de compartilhar com aqueles que o cercava, dizendo que devemos sempre ser temente a Deus, ter honestidade e respeito ao próximo.
João faleceu no dia 19 de abril de 2005 aos 91 anos, deixando muita saudade, amor, carinho e gratidão nos corações dos que o conheceram e é por isso que ele merece ter o seu nome eternizado em via pública da nossa querida cidade de Votuporanga, cidade que ele adotou para si e fez questão de aqui ficar até o fim dos seus dias”.