Outubro Rosa – Sueli Friósi alerta as mulheres de Votuporanga que busquem exames preventivos para diagnóstico precoce do câncer

Em discurso na tribuna, na 36ª Sessão da Câmara desta segunda-feira (10/10), a vereadora Sueli Friósi ressaltou a importância da divulgação da mensagem da Campanha Outubro Rosa, para que as mulheres de Votuporanga e região se atentem para a realização de exames preventivos para diagnósticos precoces do câncer, especialmente o câncer de mama e o câncer de colo de útero.
Sueli aproveitou para anunciar que a Prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, e o Hospital de Amor de Barretos, irão realizar exames por meio da carreta do hospital estará na Praça São Bento na próxima semana, de 17 a 21 de outubro.
O trabalho, naquele momento, será para atender demanda acumulada para exames de câncer em unidades de saúde da rede municipal (Policlínica, Vila Paes e Pró-povo). As pacientes serão comunicadas e serão realizados 54 exames por dia, especialmente para essas pacientes. Em 2023, a carreta voltará ao município para ficar novamente por um período maior, de quatro meses.
Para se ter uma ideia da importância desse trabalho, na última vez no município (de 16/08/2021 a 30/11/2021), foram realizados na carreta 2826 exames. Desse total, 16 deles apresentaram resultado positivo para câncer de mama e 51 apresentaram alterações no exame.
Outros atendimentos e informações seguem disponíveis nas Unidades de Saúde. As ações estão voltadas para os exames preventivos como, por exemplo, o Papanicolau, orientações para realizar autoexame de mamas, solicitações de mamografias e realizações de testes rápidos para detecção de ISTs (Infecções Sexualmente Transmissíveis).
Durante toda a semana as unidades atendem das 7h às 17h e em algumas o atendimento é estendido até às 19h pelo Horário do Trabalhador. No sábado (22/10), Dia D da campanha, todas ficarão abertas das 8h às 16h, para atendimento das mulheres.