Votuporanga enfrenta infestação de pernilongos e vereador pede pulverização

Clima quente, água parada e vegetação alta, aliada principalmente pelo tempo seco e sem chuva. Esses são os principais fatores da proliferação de pernilongos e Votuporanga está sofrendo uma infestação do mosquito. Moradores estão reclamando com muita frequência nas redes sociais e muitos já procuraram a Câmara Municipal pedindo providências.

Na manhã desta terça-feira, o vereador Hery Kattinwkell recebeu uma senhora que mostrou a situação em que ficou o seu filho – uma criança picada por pernilongos. A infestação de pernilongos está por toda a cidade e o vereador já oficiou a Secretaria Municipal de Saúde para que tome algumas providências, como a retomada urgente dos serviços de pulverização nos quatro cantos da cidade.

O vereador à secretária da Saúde Márcia Reina, que, juntamente com o Comitê de Dengue, promova uma força-tarefa para diminuir o índice do pernilongo. A maior preocupação dos moradores é a proliferação de doenças provocadas por pernilongos, como a dengue, a zika vírus e chikungunya.

O maior índice de infestação de pernilongos, segundo apontou o vereador, se concentra principalmente nos bairros Colinas, Mastrocola, Sonho Meu, Estação, Jardim Prado, Paineiras, Pozzobon, Vila Paes, Comerciários, do Café, Monte Verde, Noroeste, Vila Muniz, Jardim Pinheiros e Santa Amélia. Além da pulverização volante, o vereador pediu à secretaria da Saúde a convocação de mais agentes de endemias que passaram no concurso público para fazer o bloqueio das áreas descobertas e intensificar onde já existe. “Não podemos deixar esse problema afetar toda a cidade, é preciso aumentar o combate ao pernilongo que pode causar diversas doenças”, salientou Hery.

Votuporanga contabiliza hoje 18 casos positivos de dengue, dois de zika vírus e um de chikungunya. O número de dengue é bem abaixo dos 839 registrados em 2016 em decorrência das políticas municipais de combate ao mosquito e também ao comprometimento maior da população. “No entanto, não podemos reduzir a atenção. Esse trabalho de alerta precisa continuar e contar com a colaboração de toda a comunidade”, destaca a Secretária Municipal de Saúde, Márcia Reina.

05/09/2017

HORÁRIO DE FUNCIONAMENTO: 07H30MIN A 18H00MIN - ATENDIMENTO: 09H00 A 17H00MIN Como Chegar