Vereador Rodrigo Beleza “abraça” campanha de doação de medula e pede projeto de incentivo à causa

Motivado pela campanha que está envolvendo toda sociedade votuporanguense e a imprensa, o vereador Rodrigo Beleza (SD) usou a tribuna da Câmara Municipal, na sessão ordinária desta segunda-feira, 17, para “abraçar” o movimento que visa a doação de medula óssea e localizar um doador compatível para a pequena Rafaela, de apenas 10 anos de idade, diagnosticada com Leucemia.

Durante o seu pronunciamento, o vereador pediu ao prefeito João Dado, que envie ao Legislativo para votação um anteprojeto de sua autoria que cria mecanismos de incentivo, através de isenção em taxas de inscrição em concursos públicos para os votuporanguenses como doadores de medula óssea.

No seu discurso, o vereador mostrou no telão da Câmara o movimento que a comunidade tem feito em prol a Rafinha e alertou “precisamos salvar vidas. Incentivando essas pessoas, teremos mais doadores”. A sua proposta, por meio do anteprojeto cria possibilidade de isenção de pagamento de taxa de inscrição em concursos públicos realizados pela Administração Direta e Indireta, aos candidatos que comprovarem serem doadores de medula óssea e tenham cadastro no Registro Nacional de Doadores Voluntários de Medula Óssea (REDOME).

O PROJETO:

O texto trata sobre a isenção de pagamento de taxa de inscrição em concursos públicos realizados pela Administração Direta e Indireta, aos candidatos que comprovarem serem doadores de medula óssea e tenham cadastro no Registro Nacional de Doadores Voluntários de Medula Óssea (REDOME). Após estudos, o texto deve ser enviado para avaliação dos demais vereadores.

Rodrigo justifica que é crescente a demanda por transplantes de medula óssea por parte de pacientes portadores de doenças hematológicas, malignas ou benignas, hereditárias ou adquiridas que afetam as células do sangue. A oferta também está muito aquém das necessidades, fato que tem provocado perdas de vida, que poderiam ser evitadas se o País dispusesse de um grande número de doadores.

“A nossa proposta visa oferecer uma alternativa de estímulo para ampliar o cadastro e a captação de doadores de medula óssea. Sabemos que a quantidade de pessoas que realizam concursos é crescente, ou seja, trata-se, sem dúvida, de uma oportunidade relevante de estimular, pela isenção da taxa de inscrição, os que realizam concursos a se tornarem doadores de medula óssea”.

Por outro lado essa medida, segundo Beleza, também pode ter um impacto significativo para a redução do déficit de doadores que são cadastrados no Registro Nacional de Doadores Voluntários de Medula Óssea – REDOME que foi criado em 1993, em São Paulo, para reunir informações de pessoas dispostas a doar medula óssea para quem precisa de transplante e desde 1998, é coordenado pelo Instituto Nacional de Câncer José Alencar Gomes da Silva (INCA), no Rio de Janeiro.

“Nesse contexto, entendemos ser pertinente que o Poder Executivo possa estudar a proposta mencionada, haja vista que tais pessoas que se dispõe a realizar tal ato de doação, merecem algum tipo de incentivo por parte do Poder Público Municipal”.

18/04/2017

HORÁRIO DE FUNCIONAMENTO: 07H30MIN A 18H00MIN - ATENDIMENTO: 09H00 A 17H00MIN Como Chegar