Em Pauta
Vereador Chandelly questiona sistema de castração de animais de Votuporanga

Durante a 13ª sessão ordinária realizada nesta segunda-feira, dia 17, o vereador Léo Chandelly usou a tribuna da Casa de Leis para questionar o sistema que é utilizado para o cadastro de castração de animais em Votuporanga.

O vereador questionou sobre a forma que é feito o cadastro de pessoas interessadas em castrar os seus animais e pediu à Prefeitura que envie resposta a respeito de um anteprojeto de lei de sua autoria que cria regras sobre o tema.

Conforme o vereador, existe uma lista de espera para castrações e, inclusive denunciou que a Secretaria Municipal de Saúde recebeu um pedido de um morador para realizar 85 castrações no período de janeiro a abril deste ano. “Temos o caso de um morador que residia no distrito de Simonsen, que pede apenas uma castração, e essa outra pessoa solicita 85 castrações, posso dizer que existe alguma irregularidade”, criticou.

Chandelly recebeu listagem completa das pessoas interessadas em castrar seus animais e existem moradores que solicitaram 50, 30 e 20 procedimentos e apontou que existem outros moradores que pedem apenas uma cirurgia e não conseguem. “Tem gente que há três meses tenta castração. A Secretaria da Saúde precisa resolver o problema. Por isso a necessidade do anteprojeto que enviei para o Executivo, para regularizar. O objetivo é limitar para três castrações por proprietário, priorizar as fêmeas e destinar 10% para as ONGs. Se a pessoa tiver 85 animais na casa dele está irregular, segundo lei estadual”.

Na segunda parte do seu pronunciamento, o vereador pediu ao prefeito João Dado, que estude a viabilidade de instalar a Guarda Municipal – já criada por força de lei municipal em Votuporanga. O vereador destacou que a Guarda poderá auxiliar as demais autoridades policiais no combate à criminalidade e, principalmente na causa e proteção animal.

18/04/2017

Praça Vereador Viana Filho S/Nº - Vila América - CEP: 15502-105 - (17) 3421-1188 | 0800-775-1188 Como Chegar
Copyright © 2015 Câmara Municipal de Votuporanga - Todos os direitos reservados.