Avenida Coacavo terá nome substituído em homenagem ao ex-prefeito Nabuco

Por unanimidade de votos, os vereadores aprovaram na noite desta segunda-feira, dia 22, projeto de lei de autoria de Mehde Meidão Slaiman Kanso, que irá substituir o nome da atual avenida Coacavo, para avenida Prefeito Hernani de Mattos Nabuco.

A proposta foi colocada em votação no plenário e acatada por todos os senhores vereadores como forma de homenagem e reconhecimento ao ex-prefeito de Votuporanga, por dois mandatos, no período de 2 de janeiro de 1960 a 31 de dezembro de 1963 e de 1º de fevereiro de 1969 a 30 de janeiro de 1973.

Conforme o projeto de lei, passa a denominar-se avenida Hernani de Mattos Nabuco, a avenida atualmente denominada de avenida Coacavo, que tem início na rua Miguel Andreu até a marginal da rodovia Péricles Bellini, na zona sul de Votuporanga. Com a aprovação desta matéria, ficam revogadas as leis nº 2.787, de 26 de junho de 1995 e nº 3.908, de 6 de dezembro de 2005.

Justificativa:

De acordo com o vereador autor do projeto de lei, Meidão, a alteração tem como finalidade de reparar injustiça histórica em relação ao ex-prefeito Nabuco. Para o vereador, Nabuco não foi um cidadão qualquer, pertenceu a melhor safra de políticos deste país, ao lado de João Gonçalves Leite e do capitão Leônidas Pereira de Almeida. Foi vereador em Votuporanga na legislatura de 1º de janeiro de 1952 a 31 de dezembro de 1955 e prefeito no período de 2 de janeiro de 1960 a 31 de dezembro de 1963 e de 1º de fevereiro de 1969 a 30 de janeiro de 1973.

Teve a incumbência histórica de iniciar o asfaltamento da cidade, levar a rede de distribuição de água tratada e de esgotos as residências.
“Merece a eternização de seu nome não numa quadra poliesportiva como atualmente. Seu nome deveria estar no mínimo na atual Avenida Coacavo, uma inexplicável e inaceitável denominação, a pretexto de homenagear uma empresa que segundo o autor do projeto de lei, tanto fazia por Votuporanga.
Assim temos em Votuporanga uma avenida cuja denominação é a sigla dessa empresa. A seguir este péssimo exemplo, Votuporanga deverá ter a Avenida Facchini, Anzai, Porecatu, Galego, Doidão, etc. E temos o nome de um dos mais marcantes vultos de nossa história dando denominação a uma quadra poliesportiva.
Ainda é possível reparar tamanha injustiça retirando a denominação de Avenida Coacavo que não é nome próprio, mas tão somente uma sigla, de uma empresa que nem mais existe, não se enquadrando nas vedações do artigo 18, inciso XIII da Lei Orgânica do Município, e denomina-la por merecimento de Avenida Hernani de Matos Nabuco. O Prefeito Hernani de Matos Nabuco, foi exemplo de político, chefe de família, amigo e cidadão. Seu nome precisa ser eternizado de forma dignificante, pelo legado que deixou as sucessivas gerações do exemplo dignificante de vida e de administrador público”, justificou o vereador Meidão.

Após a matéria ser aprovada, segue ao prefeito João Dado para ser sancionada e a alteração ser colocada em prática.

23/01/2018

HORÁRIO DE FUNCIONAMENTO: 07H30MIN A 18H00MIN - ATENDIMENTO: 09H00 A 17H00MIN Como Chegar