Agora é lei: Câmara aprova criação de até três galinhas por residência

As galinhas são mesmo uma forma natural de tentar eliminar os escorpiões ou prevenir que eles acabem chegando dentro de casa.

Dentre elas, a galinha d’angola é a especialista e faz um excelente trabalho para o extermínio de escorpiões em terrenos.

Isso porque as galinhas d’angola se alimentam deles e, consequentemente, promovem a diminuição de escorpiões no ambiente.

Com essa proposta, a Câmara Municipal aprovou de forma unânime, projeto de lei de autoria do prefeito João Dado, que autoriza a criação de até três galinhas por residência em Votuporanga.

Essa iniciativa atende a uma antiga reivindicação “abraçada” pelo vereador Mehde Meidão Slaiman Kanso, que lutava há anos, a liberação da criação de galinhas para diminuir a infestação de escorpiões.

O projeto de lei 54 de 2017, autoriza que os moradores possam criar galinhas em seus quintais até três exemplares de galinha caipira, galinha de granja ou galinha-d’angola.

Além disso, o projeto de lei municipal também estabelece que, junto com as galinhas os moradores poderão criar até cinco pintainhos com, no máximo 40 dias de vida.

Outra regra prevista em lei é que o morador terá que manter o quintal sempre limpo e as galinhas não poderão ser criadas dentro de imóveis ou em galinheiros, mas soltas em quintais.

De acordo com o autor do projeto, prefeito Dado, sem abandonar o foco da atuação responsável que deve nortear as ações da administração municipal na área da prevenção de saúde pública, essa proposta atende de forma equilibrada a necessidade de combate a escorpiões e outras pragas com a utilização de métodos naturais e eficazes, como são as galinhas, principalmente as galinhas-da-angola, sem criar condições para a proliferação do mosquito-palha, que pode transmitir ao homem, através da picada, um protozoário da Leishmaniose.

Da Assessoria
25/04/2017

PRAÇA VEREADOR VIANA FILHO - S/N - Vila América - CEP: 15502-105 - (17) 3421.1188
HORÁRIO DE FUNCIONAMENTO: 07H30MIN A 18H00MIN - ATENDIMENTO: 09H00 A 17H00MIN Como Chegar
Copyright © 2017 - Câmara Municipal de Votuporanga